Diabéticos podem fazer suplementação?

Diabéticos podem fazer suplementação?

Diabetes x Atividade Física x Suplementação

Existem 2 Tipos de Diabetes:

Tipo 1: deficiência de insulina causada por destruição das células beta pancreáticas, doença auto-imune, causada por fator hereditário.

Tipo 2: excesso de glicose no sangue, devido a uma maior resistência à insulina ou menor quantidade de produção pelo pâncreas, causada por má alimentação, sedentarismo, obesidade. Nos 2 tipos de diabetes o exercício auxilia no controle da doença, pois a musculatura capta glicose sanguínea para fornecer energia e após o término da atividade a captação continua com o objetivo de recompor o glicogênio muscular e hepático. Exercícios intensos e prolongados são fatores que podem desencandear a hipoglicemia e pode ocorrer antes, durante ou após o exercício. Para reduzir o risco da hipoglicemia induzida pelo exercício é necessário uma adaptação da ingestão de carboidrato, a quantidade necessária para ingestão é definida conforme o tipo de exercício, duração e intensidade e adaptada por um nutricionista esportivo. Sendo utilizados carboidratos em forma de gel, alimentos ou bebidas esportivas. Na Diabetes tipo 1, deve-se ter uma maior atenção para a suplementação, acompanhando com medição glicose x insulina, para não ocorrer uma hiperglicemia e adaptando de forma correta o carboidrato para fornecer energia.

 

Dra. Claudia Lopes Larroyd – Nutricionista Funcional e Esportiva

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 Receba Novidades